Terça-feira - 25/09/2018
Universidade Federal de Ouro Preto faz trabalho de campo no Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio

Entre os dias 21 e 23 de setembro de 2018 uma equipe do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) esteve em Andrelândia visitando sítios geológicos de relevância cultural.



Os trabalhos foram acompanhados por três membros do Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande (NPA).

Coordenada pelo Professor Doutor Paulo de Tarso Amorim Castro, a equipe, composta por Samuel de Castro Ribeiro e pelos alunos de pós-graduação da UFOP Fabrício Antônio Lopes e Shirley Maria Sabino, elaborou fichas de avaliação da relevância do Morro do Serrote (situado no início da Serra do Turvo), da Gruta dos Novatos, Abrigo da Toca do Índio, Pedra dos Amores, Pedra do Gavião, Muros de Pedra, Toca da Onça e Pico da Serra de Santo Antônio (situados no Parque Arqueológico). 



A excursão ocorreu no âmbito da Disciplina de Geoconservação, do Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais, Área de Concentração em Conservação de Recursos Naturais.



A visita pode ser o primeiro passo para que a UFOP possa desenvolver, de maneira sistemática, trabalhos de pesquisa no Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio e adjacências, contribuindo para a difusão do conhecimento sobre a geologia e a geomorfologia de Andrelândia.

O NPA colocou-se à disposição para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos.


Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa
 

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br
© Copyright 2012 - Todos os direitos reservados