“O trabalho do NPA é louvável. Em todo o país, há sítios se degradando porque as autoridades não conseguem controla-los”

André Prous, Arqueólogo e Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, 01-03-1996, Jornal do Brasil, Ciência, p. 07.

História
O Núcleo de Pesquisas Arqueológicas do Alto Rio Grande - NPA, é uma associação civil sem fins lucrativos, legalmente constituída, voltada para a pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio arqueológico, cultural e ambiental.

Foi fundado em 22 de julho 1986 em Andrelândia-MG, e, como o nome indica, atua na microregião do Alto Rio Grande. Mas a sua história começou alguns anos antes, quando alguns amigos então estudantes com idades em torno de 20 anos resolveram não ficar apenas lamentando a destruição das pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio.

Estes amigos se mobilizaram, estudaram, fizeram contatos e finalmente conseguiram viabilizar o início da pesquisa arqueológica no local, realizada pela equipe do Prof. André Prous - UFMG. O grupo expandiu a sua atuação e começou a identificar e catalogar sítios arqueológicos e, principalmente, a conscientizar a população da região sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico em geral e da Serra de Santo Antônio em particular.

Em 1986 o grupo decidiu formalizar a sua atuação criando o NPA. Esta ONG que foi a primeira de seu gênero no Brasil foi declarada entidade de utilidade pública municipal pela Lei 941 de 22 de novembro de 1994 e de utilidade pública estadual pela Lei 11.921, de 22 de setembro de 1995. O NPA está sediado na Rua Cônego Miguel, 27, Centro, na cidade de Andrelândia-MG. Ele atua dentro dos limites da qualificação técnica de seus associados e da legislação relativa ao patrimônio arqueológico brasileiro.

O NPA vem atuando com a colaboração do Setor de Arqueologia da UFMG, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA-MG, e de outras entidades, como o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

Apesar de ligado umibilicalmente à Arqueologia, o NPA vem se destacando na realização de pesquisas sobre a história e a genealogia regionais, e sempre esteve vinculado também às questões ambientais.

Atuação Premiada
Pela implantação do Parque Arqueológico da Serra de Santo Antônio o NPA recebeu, no final do ano de 2003, o Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A implantação do Parque Arqueológico foi examinada junto com 125 outras ações de todo o Brasil por uma Comissão formada por representantes da Unesco, Funarte, Ministério da Cultura, CNPq, Ministério do Turismo, Ibama, Ministério das Cidades, Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Natural e Arqueológico Brasileiro, CNBB, Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Cultural Palmares, sendo escolhida como a vencedora na categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico.

O recebimento da importante premiação é motivo de orgulho para o NPA, pois se trata do reconhecimento, pelo governo brasileiro, do ininterrupto trabalho desenvolvido pela ONG em benefício do meio ambiente e do patrimônio cultural da região de Andrelândia desde 1986.
Equipe do NPA copiando as pinturas rupestres na Serra de Santo Antônio - 1984
Cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo Melo Franco - Brasília, 2003
Troféu - Prêmio Rodrigo Melo Franco
Equipe do NPA sinalizando o Parque Arqueológico - 2001

Qual o bem cultural mais importante de Andrelândia?
As pinturas rupestres da Serra de Santo Antônio
Os casarões coloniais do centro da cidade
As celebrações da Semana Santa

NPA - Rua Cônego Miguel, nº 27 - Centro - Andrelândia MG - Telefone: 35 3325.1006 - E-mail: contato@npa.org.br